quarta-feira, 6 de maio de 2009
Empresas multinacionais
Leonardo Barreto da Fonseca
quarta-feira, 29 de abril de 2009
A evolução do computador
O primeiro computador foi criado por Charles Babbage em 1833 e tinha várias utilidades,entretanto como era movido a vapor e eram fabricados a mão o processo fracassou,porém a idéia continuou.
Só em 1946 foi criado o primeiro computador elétrico na universidade da Pensilvânia.Sua finalidade era calcular o caminho de projéteis para o laboratório do exército.Ele era totalmente digital.Pesava 27 toneladas e operava 17468 válvulas. O correio eletrônico ( e-mail ) chegou em outubro de 1971 por Ruy Tomlinson,com o intuito de enviar mensagens através da rede de internet,foi ele também que resgatou o antigo símbolo arroba ( @ ) para separar o nome do destinatário do lugar onde está.
O bilionário Bill Gates funda a Microsoft em abril de 1975,que se dedica a desenvolver,fabricar e produzir softwares e equipamentos eletrônicos.
Em setembro de 1998 é fundada a empresa do Google,o maior e mais amado site de busca da internet.
O Messenger ( msn ) domina em julho de 1999.Em agosto deste mesmo ano é criado o blogger por uma pequena empresa de São Francisco que permite a publicação de blogs.
Em janeiro de 2001 “nasce” o amado Wikipédia.O “pai” desta enciclopédia livre é Jimbo Wales.
Em abril de 2003 já era legal baixar músicas pela internet na Apple pagando 0,99 dólares por cada música.
O Youtube é criado em fevereiro de 2005 como um site para compartilhar seus vídeos na internet que acabou se tornando muito popular.
Percebe-se que desde a década de 1990 ouve um grande desenvolvimento da internet.E acho que muita coisa ainda irá acontecer .
José Gabriel de Castro
terça-feira, 28 de abril de 2009
Os avanços tecnológicos e a globalização
A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da vida humana na sociedade global.
A aceleração das comunicações e dos transportes diminuíram as distâncias geográficas,o capital se internacionalizou e rompeu fronteiras.
O desenvolvimento de conhecimentos em mecânica,eletrônica,física,química,biologia e outros assuntos traz cada vez mais progressos na aviação,transportes,comunicação,saúde,agricultura e etc. Meta fundamental para os interesses econômicos.
Essas descobertas e inovações trazem também alterações significativas em nossa vida. O avanço tecnológico e a globalização vem cada vez mais alterar nosso estilo de vida,nossos hábitos e padrões de comportamento. O uso do computador,internet,fax,telefone celular,notebook,elevador,avião a jato,metrô e tantas outras modernidades tecnológicas nos faz sentir cada vez mais “dependentes”,pois acostumamos a viver com essas “coisas” de tal modo que pensamos ser impossível a vida sem elas.Tecnologia é a marca do nosso tempo.
Até onde vamos?
José Gabriel de Castro
domingo, 5 de abril de 2009
A importancia das comunicações no processo de globalização
Mas o que são essas redes? Elas são qualquer conexão existente entre qualquer lugar seja no mundo ou no universo.
Hoje em dia nós temos dois tipos de redes:
Materiais aquelas na qual há o deslocamento ou mercadorias (ou qualquer tipo de objeto) ex: rede de correios Imateriais são as redes industriais na qual só há a transferência de dados ou informações ex: rede de internet .
Obs: a globalização só foi possivel por causa evolução das redes, inclusive as imateriais.
Leonardo Barreto da Fonseca
sábado, 4 de abril de 2009
Origem dos países
E nesse período do feudalismo ouve uma época de seca, e os impostos aumentaram absurdamente, e assim os camponeses em estado de vida precário começaram a se revoltar contra os senhores feudais, e eles como resposta a essa afronta se uniram formando estados modernos (os países).
A partir da união dos feudos começaram as discussões sobre quem ia ser o rei, e então começaram as revoluções entre varias famílias pela escolha do rei, porém normalmente aquele que governava era o que tinha mais terras ou camponeses em seu feudo.
Depois da escolha do rei, ele mandava em tudo, sem parlamento, deputados e mais ninguém que tivesse algum poder político, os antigos senhores feudais viraram nobres e passaram a morar com o rei em seu palácio, os mesmos tinham privilégios, mas nenhum poder político.
A burguesia era os comerciantes e empresários do reino que possuíam muito dinheiro, que em uma época começou a possuir tanto dinheiro quanto os nobres (porém os nobres não gostavam de ser comparados com os burgueses), e em uma época o rei permitiu a entrada dos mesmos em suas festas e ai que foi inventada a etiqueta (para diferenciar os nobres dos burgueses).
Leonardo Barreto da Fonseca
terça-feira, 31 de março de 2009
Revolução Industrial
Um fator, também, importante para a expansão do capitalismo foi a Revolução Industrial, que permitiu a fabricação de produtos em massa e, portanto, a venda (também em massa). Mas afinal o quê foi a Revolução Industrial?
A Revolução Industrial nada mais foi do que a industrialização da Inglaterra (e depois a de outros países), mas porque a Inglaterra se industrializou, e porque o primeiro país a fazer isso?
A Inglaterra se industrializou primeiro, pelo acúmulo de riquezas por parte da burguesia (pirataria, tráfico de escravos, colonização, exploração dos camponeses etc.), o que permitiu o investimento em máquinas e em fábricas. Como na época o governo era uma monarquia os burgueses não deviam satisfações ao rei? Deviam, mas eles notaram que eles eram ricos, e podiam (na cabeça deles) tudo. Porque obedecer a ele? Os burgueses chegaram até a matar o rei (Carlos I), por causa disso e por questão religiosa (mas não vamos entrar nesse assunto).
As fábricas precisavam de trabalhadores, o que não era um problema, com a queda da mortalidade, e o êxodo rural, ocorreu o crescimento demográfico, o que ofereceu trabalhadores. Um novo aspecto da fabricação de produtos era de que antigamente a fabricação de uma coisa, era feita por uma pessoa só, agora cada pessoa fazia uma etapa (a partir daqui começou a ser usada a esteira), o que acelerava o processo e a quantidade de produtos produzidos. Com mais produtos, e cada vez mais rápida produção, a venda era maior o que trazia lucro. Peraí, como eram muitos trabalhadores a mão de obra não era cara? É sobre o que falarei a seguir:
As condições de trabalho
Os trabalhadores das fábricas tinham: salários baixos, trabalhavam de 16 a 18h por dia, não tinham férias, e descanso uma vez por semana era piada eles foram ficando revoltados, isso foi um dos fatores que os levou ao LUDISMO. O Ludismo aconteceu pelas condições de trabalho e a substituição de trabalhadores por máquinas, os revoltosos, com tudo isso, invadiram as fábricas e saíram quebrando o barraco (literalmente). Nessa revolta máquinas foram perdidas, e infelizmente vidas (de trabalhadores) também.
Essas condições de trabalho também levaram também a outra coisa, o surgimento de favelas. Com os salários baixos, os trabalhadores, que lá viviam foram levados a prostituição e a marginalidade.
Transporte
Os produtos produzidos não eram produzidos a toa (quanta produção numa frase só), e precisavam ser transportados, ou a cidade mais próxima ou a outras cidades. O meio de transporte mais rápido, na época, era o trem. As viagens eram longas e, como qualquer ser humano não é de ferro, quem estava no trem precisava fazer necessidades básicas (urinar, defecar, comer...) foram criados “pontos de parada". Neles tinham banheiros, lugar para comer etc., e como ninguém ia descer do trem e ia limpar o banheiro, e fazer sua própria comida, pessoas foram designadas para ficar e coordenar isso. Mas para isso era preciso que essas pessoas morassem lá, e elas não iriam querer viver num fim de mundo, sem hospitais, sem casas, sem vizinhança etc. A partir desses “pontos de parada” foram nascendo cidades.
Pedro Otávio Cavalcante
Inclusão digital
A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Dois novos conceitos são incorporados as políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIs (e-Accessibility), neste caso, não somente a população deficiente; e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação (e-Competences).[1]
Murilo Medina
Exclusão digital
A exclusão digital é atualmente um tema de debates entre governos, organizações multilaterais (ONU, OMC), e o terceiro setor (ONGs, entidades assistencialistas). Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuários de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel).
As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.
A relação entre exclusão digital e pobreza é uma realidade mundial. De acordo com o Mapa da Exclusão Digital, que analisou os dados do Censo 2000, o nível de escolaridade é ponto de importância não só na geração de renda, mas também no nível de inclusão digital dos estados brasileiros: os cinco mais incluídos são o Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, e os cinco mais excluídos são o Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas.
A melhora da Inclusão Digital está ocorrendo vagarosamente, uma pesquisa de 2005 do IBGE que 79% dos brasileiros nunca acessaram a Internet. Apenas 21% (32,1 milhões) entrou pelo menos uma vez na Internet. Do público que entra na Internet a grande maioria acessa via conexão discada, a banda larga ainda está pouco difundida.
A Exclusão digital atige as partes mais pobres do país, onde ainda não chegaram computadores, internet, celular etc. As pessoas que nunca viram ou usaram um computador é denominada Sem-Tela no popular. Muitas escolas já aderiram a laboratórios de informática, porém ainda há escolas nas regióes mais pobres que ainda não tem esse tipo de recurso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital
Murilo Medina
quinta-feira, 26 de março de 2009
"A Televisão me deixou burro, muito burro demais..."
Como diz a música dos Titãs “A Televisão me deixou burro, muito burro demais”. A televisão foi um dos meios de comunicação que se expandiram a um tempo no Brasil, mas como a Internet trouxe coisas inúteis, como programas “tipo” Show do Milhão, um programa de auditório que o objetivo é ganhar algum dinheiro, com jogos e desafios. Esses programas são baseados em idéias capitalistas, no qual você (o concorrente) tem que ter lucro, tem que ter dinheiro.
E com a “burrice” da televisão, as pessoas são induzidas a sempre fazer alguma coisa (nas quais quase sempre é furada), a comprar alguma coisa, a abrir uma conta num banco para ter um cartão de crédito, a apostar na loteria, raspadinha etc.
Disponibilizei abaixo a música dos Titãs para ouvir:
Get this widget | Track details | eSnips Social DNA
Pedro Otávio Cavalcante
quarta-feira, 25 de março de 2009
A Internet

Pedro Otávio Cavalcante
.
terça-feira, 24 de março de 2009
Mundo Globalizado no Ar!
Nesse blog (como o próprio nome já diz) falaremos sobre globalização, mas pra começar o que é globalização?
Para a maioria dos especialistas, globalização é o termo que se dá com a expansão do capitalismo. OK, mas o que é capitalismo? O capitalismo é o tipo de sociedade na qual vivemos, onde o objetivo é sempre ter lucro, sempre acumular dinheiro, sempre querer tudo e ter a idéia de quem tem mais é o melhor, onde você tem um sonho de consumo, uma coisa comercial que você quer... A grande potência capitalista são os USA (Estados Unidos da América), e esse país que é o mais rico do mundo e comanda toda a economia mundial. Tanto que o dólar é uma das mais importantes moedas do mundo, se não a mais importante.
O comunismo é exatamente o oposto disso, é uma idéia de uma sociedade baseada na divisão de toda economia do país, por exemplo não existiriam favelas, pelo dinheiro bem distribuído, um médico poderia ganhar quase que o mesmo que um faxineiro, pois um faxineiro tem uma tarefa na sociedade, tanto quanto um médico. Não existiriam disputas de empresas de: biscoitos, CDs, MP4, livros, comida... Porque quase tudo pertenceria ao governo, e as pessoas provavelmente nesse tipo de sociedade não tem um sonho de consumo. Mas muitas pessoas não concordam, com esse tipo de governo e essas são punidas severamente pois esse país tem uma ditadura. O socialismo é meio caminho andado para transformar um país de capitalista para comunista, ou seja, socialismo é a transição de capitalismo para comunismo. No começo do parágrafo disse que o comunismo era só uma idéia pois até hoje, não conseguiram implantar em nenhum pais o comunismo só o socialismo.
Pedro Otávio Cavalcante
